: : Inicio Liderança Hoje Não argumente - Discuta






Não argumente - Discuta

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Ensinos - Liderança Hoje
Escrito por João Cardoso   

 

As discussões podem ser saudáveis, desde que tenham o potencial para edificar relacionamentos e resultem em “vitória” para todos. Por outro lado, argumentos raramente são bons. Porquê? Eles são fortes tentativas para mudar o ponto de vista da outra pessoa e deste modo resulta num “vencedor” e num “derrotado”.

 

Argumentos sempre causam algum dano, mesmo que “vença”. Na próxima vez que se encontrar num conflito de opinião, use estas linhas de orientação para transformar ARGUMENTOS em DISCUSSÃO – resolver o conflito edificando o relacionamento.

 

1. DÊ O BEM VINDO À DISCORDÂNCIA – As outras pessoas podem ter uma perspectiva que você nunca considerou, por isso seja grato por tal. Provavelmente esta pode ser a sua oportunidade para ser corrigido antes de cometer um erro.

 

2. DESTRUA A SUA INCLINAÇÃO NATURAL PARA SE DEFENDER – Defesa é muitas vezes uma reacção natural. Mas seja cuidadoso – quando se justifica a si mesmo, é difícil mudar a sua posição mais tarde. Mais, você perde o benefício das ideias das outras pessoas.

 

3. CONTROLE O SEU TEMPERAMENTO – Ficar irado torna sempre a comunicação mais difícil. Portanto, “baixe a fervura” antes de “entornar o caldo”.

 

4. ESCUTE – Dê aos seus “opositores” uma oportunidade para falarem. Não se defenda ou debata. Edifique pontes de compreensão e não barreiras de incompreensão.

 

5. PROCURE ÀREAS DE CONCORDÂNCIA – Fale muito sobre o que concordam. Isso estabelece uma plataforma de entendimento que o ajudará a encontrar uma solução agradável a ambos.

 

6. SEJA HONESTO – Procure áreas onde tenha errado e admita isso. Tal facto desarma os outros e reduz-lhes a possibilidade de estarem na defensiva.

 

7. PROMETA PENSAR SOBRE AS IDEIAS DOS OUTROS – Diga às outras pessoas que considerará os seus pontos de vista e faça-o. Elas podem estar certas.

 

8. AGRADEÇA-LHES COM SINCERIDADE O DESEJO QUE MOSTRAM EM AJUDAR – Muitas pessoas que gastam tempo em discordar consigo estão tão interessadas em resultados positivos como você. Aprecie isso.

 

9. ADIE A ACÇÃO PARA QUE POSSAM PENSAR SOBRE O PROBLEMA – Se for necessário sugira outra reunião. Como preparação, questione-se a si mesmo sobre o seu “lado” e foque-se numa solução mutuamente benéfica.

 

10.ESTEJA PRONTO A CONCORDAR OU A DISCORDAR – Por vezes precisará de aceitar a sua diferença e continuar no seu caminho, o que não significa que não esteja em unidade e não mantenha um relacionamento. Na medida do possível, seja flexível e siga o conselho de Thomas Jefferson: “No que toca a princípios, fique firme que nem uma pedra; em relação a gostos pessoais, flua com a corrente”.

 

Copyright©2012 Centro Cristão Vida Abundante - Federação. Todos os direitos reservados.
Webmaster Rebelosactivos

JoomlaTheme.net